Artesanato, música tradicionalista e culinária típica dos nove distritos de Santa Maria. A primeira edição do Pátio Rural, que iniciou nesta sexta-feira, no Hotel Fazenda Pampas, trouxe para a tarde ensolarada deste sábado famosas músicas gauchescas e a presença de famílias inteiras, que saíram de casa para passar um dia diferente, prestigiando o melhor da comida e do artesanato do interior da cidade.
:: Confira a programação completa do Pátio Rural ::
Para o casal Barconi e Deise Fassinato, o movimento durante o dia só tende a crescer. Ele, que há 33 anos trabalha com a produção das Facas Gaúcha, comenta que, para a primeira edição a quantidade de pessoas é surpreendente. A esposa de Fassinato é artesã, e acredita que a feira está aproximando a cidade do interior.
O incentivo ao interior e a valorização do nosso trabalho é muito importante, pois contribuímos para o sustento da cidade. O reconhecimento é muito bom relata o casal.
Do outro lado do espaço reservado aos produtos alimentícios, está Luiz Guimarães, que veio de Arroio do Só para servir carne de porco, doces e outros alimentos. O produtor ressalta a felicidade com o reconhecimento recebido pelo povo do interior.
Foi uma ideia maravilhosa criar esta feira _ diz Guimarães.
Um espaço diferente, com trilhas e arvorismo foi o que motivou o militar Salatiel Moraes a trazer a esposa, Ana Paula, e os três filhos para passar o dia em família. Eles vieram de Fortaleza, no Ceará, estão há dois meses em Santa Maria.
Tudo chama atenção, é um espaço muito bacana. A música também é diferente e é um lugar muito bom para passar o tempo com a família, algo que não tínhamos lá no Ceará conta o militar.
Quem perder a feira deste fim de semana, terá outras chances para prestigiar. O evento acontecerá uma vez por mês, até setembro.
Cerca de 500 pessoas de 150 famílias estão envolvidas nesta edição. A expectativa é que mais de quatro mil visitantes passem pelo Hotel Fazenda Pampas nos três dias de Pátio Rural. A entrada e o estacionamento no local são gratuitos.
"